terça-feira, 8 de setembro de 2009

Equilíbrio ecológico é prioridade para O Boticário



.....Tema de feiras culturais, inúmeros trabalhos acadêmicos e instituições espalhadas por todo o mundo, a preservação da natureza é assunto notório e redundante. Sendo assim, o número de pessoas e instituições que sabem da importância de proteger o meio ambiente, tanto para a melhoria na qualidade de vida, quanto para que o homem possa continuar vivendo, é muito alto. Apesar disso, são poucas as atitudes concretas, pois os governos, as empresas e a sociedade ocupam-se, separadamente, em provar que o outro é o responsável.

.....Existe uma minoria de empresas, atuando em segmentos diversos, que realmente se preocupam com a situação, e entre elas está O Boticário. A empresa, referência no ramo de perfumaria e cosméticos, criou em 1990 uma fundação sem fins lucrativos com o objetivo de proteger patrimônios naturais brasileiros.

.....A Fundação O Boticário mantêm uma área preservada de 2.340 hectares de mata atlântica, no litoral paranaense. Além disso, em 2007, numa parceria com a The Nature Conservancy (TNC), adquiriu 8.700 hectares de Cerrado, em Goiânia, e criou ali a Reserva Natural Serra do Tombador.

.....Essas ações de proteção ambiental são apenas uma parcela da responsabilidade social da instituição, pois a Fundação O Boticário já apoiou mais de mil projetos de conservação da natureza, promove eventos diversos ligados à área ambiental, visando descobrir soluções ambientalmente responsáveis e sensibilizar a sociedade ao conservacionismo.

.....A Fundação procura, através de suas ações, atenuar problemas ambientais, como mudanças climáticas, distribuir informações e conhecimentos da área e conscientizar a sociedade da importância da natureza, e os danos que as ações do homem podem trazer.

.....Maior rede de franquias em cosméticos e perfumaria do mundo, O Boticário também ajuda a girar a economia brasileira, empregando, direta e indiretamente, 14 mil pessoas. Existem mais de 900 franqueados O Boticário no país, resultando em mais de 2.660 lojas. A rede ainda possui lojas exclusivas e pontos de vendas internacionais.

.....Com intuito de educar a sociedade aproximando-a da natureza, a Fundação O Boticário inaugurou em Curitiba, em 2001, a Estação Natureza. O projeto, que já se estende à Corumbá (MS), possibilita conhecer a flora e fauna brasileira, de modo divertido.

Quer conhecer a Estação Natureza?

.....A Estação Natureza Curitiba fica na Av. Sete de Setembro, 2775, no Shopping Estação. Visitas de Escolas públicas, crianças de até seis anos e idosos não pagam a taxa de ingresso, que é de R$ 3,00 de terça-feira a sábado e R$ 1,00 no domingo, por pessoa. O espaço funciona de terça a sexta-feira, das 13h às 18h, e aos fins de semana, das 15h às 19h.


Fonte: www.oboticario.com.br

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

PARQUE LAGO AZUL É OPÇÃO DE LAZER PARA BAIRROS DA REGIÃO SUL DE CURITIBA

....Os moradores dos bairros no extremo sul da cidade tiveram uma importante conquista em dezembro do ano passado. A Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC) revitalizou um antigo parque no bairro Umbará, oficializando-o como a primeira grande área de lazer pública em campo aberto da região sul.
....O Parque Lago Azul, até então conhecido apenas por Lago Azul, tem uma área de 128.500 m², adquirida pela PMC no final de 2007. O lago que dá nome ao parque é uma represa do rio Ponta Grossa, construída pela família Segalla, antiga proprietária do parque, com o objetivo de fazer funcionar um moinho de milho.
....O Lago Azul serviu, dos anos 60 até aproximadamente o ano de 1985, como parque particular onde moradores dos bairros próximos como Pinheirinho e Xaxim iam em busca de lazer. O metalúrgico Joel Rodrigues de Morais, 46, que costumava freqüentar o lago por volta de 1982, lembra do antigo parque: “Na época era possível nadar no lago e locar botes para passeio. Era muito procurado por jovens”. Com o tempo o Lago Azul, abandonado, caiu em desuso.
....O novo parque, 19º de Curitiba, foi um projeto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e teve um investimento de 3,4 milhões de reais. Ainda na inauguração, o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto, defendeu que a importância do parque para a região sul seria a mesma importância que o Parque Barigui tem para as regiões Norte e Oeste.

O novo Lago Azul
....Algumas estruturas originais do parque foram apenas restauradas para o uso público, outras foram construídas. Entre as restauradas está a casa-sede em estilo colonial e o antigo moinho de milho. Outras estruturas como playground para crianças, canchas esportivas, churrasqueiras e sanitários foram construídas. Além disso, uma casa para administração e da guarda municipal também fazem parte do parque.
....O parque tem uma única entrada, através de um grande pórtico. A calçada dos pedestres leva para uma trilha em meio ao bosque nativo, passando pelas canchas esportivas de vôlei e futebol. Em seguida vem o parquinho para crianças, e churrasqueiras até chegar ao ponto mais alto do parque, aonde foi construído um mirante em madeira. Em seguida a trilha desce, chegando a um longo trapiche junto ao lago, onde também está a casa-sede. Mais abaixo, encontra-se o moinho de milho e a trilha retorna ao início.
....Toda a estrutura é facilitada para o acesso de portadores de necessidades especiais, mas além dessa preocupação o projeto teve outra atenção especial: as crianças. A água que move o moinho é conduzida por um canal até uma piscina de concreto, com aproximadamente 40 cm de profundidade. Nos dias mais quentes, toda a extensão da piscina fica repleta de crianças.
Atualmente, o Departamento de Parques e Praças da PMC, estima que o parque seja visitado por 10 mil pessoas nos fins de semana.

Bistrô
....Uma novidade ainda em ajustes é o bistrô – pequeno restaurante – do parque. A casa-sede, localizada ao lado do lago, deverá se tornar bistrô e lanchonete. O bistrô foi licitado pela Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) em junho.
....A área do bistrô é 595 m², toda decorada com fotos antigas do lago. Segundo a Urbs, o serviço deverá começar a funcionar ainda em outubro desse ano.