quarta-feira, 22 de julho de 2009

Jornalismo Literário - Camerata Antiqua de Curitiba

Camerata

____As luzes da igreja atravessam a grande vidraça em direção ao frio que, incomum para maio, era cortante até mesmo para moradores de Curitiba, acostumados a reviravoltas climáticas. A igreja católica, cujo nome é uma homenagem ao Papa Pio X, destaca-se das casas residenciais ao seu redor. O aspecto exterior é de sofisticação, por sua arquitetura não convencional de igreja. O burburinho no hall de entrada resumia-se em “como está frio”.
____Os táxis entravam no estacionamento, paravam defronte a pequena escada, e os músicos desciam apressados, em seus ternos pretos, carregando estojos de diversos tamanhos. Faltavam 30 minutos para as 20 horas.
____Dentro da igreja, tudo estava preparado para o concerto. As seis fileiras de longos bancos em madeira eram o local para a platéia. As cadeiras para os músicos, dispostas em U, estavam à esquerda do piano de cauda. No centro da abertura do U, um antigo órgão eletrônico, com apenas um teclado de quatro oitavas, tinha a função de tribuna para Norton Morozowicz, regente da noite.
____Antes das 20 horas, os bancos da igreja estavam repletos, por um público variado: jovens, idosos, crianças, estudantes, amantes de música sacra. Acima das vozes que aguardavam ansiosas, era possível se ouvir o som triste de instrumentos de cordas, provindo do fundo da igreja.
____Os violinos à esquerda, violas ao centro, os dois violoncelos e o contrabaixo à direita. A formação ocupada pelos instrumentos criava um contraste tanto em tamanho, quanto em som. O som, melancólico e vibrante, encheu o ambiente e, em suas variações de sons fortes e suaves, parecia querer penetrar nas entranhas dos ouvintes. Além do som emocionante dos instrumentos, a composição de Henrique de Curitiba, irmão do regente, guiava uma melodia intercalada em pontos complexos e simples.
_____Ao terminar a primeira música os aplausos apreciam intermináveis. O sorriso esfuziante e o brilho nos olhos do regente deixavam clara sua satisfação com o público e com a orquestra da Camerata Antiqua de Curitiba. O orgulho transparecia de sua voz, quando contava curiosidades sobre Henrique Morozowicz, o compositor.
_____O ponto alto do concerto ocorreu quando os 16 músicos deixaram-se acompanhar pela voz lírica e perturbadora no canto de uma solista. As pessoas, visivelmente impressionadas, aplaudiram com maior delonga. E isso tornou-se a repetir nas demais músicas quando o coro completo entrou em harmonia com a orquestra, num misto de 32 vozes instrumentais e humanas, além do piano. Nesse ponto, a regência havia passado para as mãos de Neyde Thomas, que introduzia as canções no antigo órgão, que emitia um singelo som
_____Finda a apresentação, a magia demorou alguns instantes para deixar de acompanhar os ouvintes, extasiados. O frio, que agora doía nos rostos, acolheu a todos, mas sem a elegância e destreza da música.

0 comentários: